Na 9ª edição da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES), realizada no dia 10 de maio pela Fundecitrus, com a cooperação da Markestrat e de professores titulares da FEA-RP/USP e FCAV/Unesp, foi divulgada a safra de laranja 2023/24 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, principal região produtora de laranja do mundo. A estimativa é de 309,34 milhões de caixas (40,8 kg).
O volume projetado apresenta uma queda de apenas 1,55% em relação à safra passada, que encerrou em 314,21 milhões de caixas. Para o presidente do Fundecitrus, Lourival Carmo Monaco, a estimativa de produção está em linha com a expectativa do citricultor.
O evento foi realizado presencialmente na sede da instituição, em Araraquara (SP). Além disso, houve transmissão ao vivo, com tradução simultânea em inglês, no canal do YouTube da instituição youtube.com/fundecitrus.
O Fundo de Defesa da Citricultura Fundecitrus
É uma associação privada mantida por citricultores e indústrias de suco do estado de São Paulo para promover o desenvolvimento sustentável do parque citrícola. É reconhecido como referência mundial no desenvolvimento de ciência para a citricultura e como um exemplo de competência em produzir e disseminar conhecimentos que garantam a sanidade dos pomares, com economia de recursos financeiros e preservação dos recursos ambientais.
Por meio da realização de pesquisas, tecnologias, capacitação de profissionais e geração de informação está ao lado do citricultor para apoiá-lo no dia a dia dos pomares e para tornar a citricultura mais eficiente e sustentável.
A atuação do Fundecitrus tem ajudado a garantir a competitividade da citricultura brasileira e sua manutenção no primeiro lugar mundial na exportação de suco de laranja.