4º Agenda Agro

4º Agenda Agro

Ribeirão Preto/SP


2022-04-26T15:08:00




Com tema "Agronegócio do Futuro", Agenda contou com edição na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP)
Evento com palestra de Gui Rangel contou com a presença de autoridades estaduais e municipais


No dia 25/04, a feira Agrishow, um dos maiores eventos de agronegócio do mundo, foi realizada em Ribeirão Preto (SP) e foi palco da edição do Agenda Agronegócio, iniciativa da OA Eventos, empresa do Grupo EP e com apoio do Desenvolve SP. A edição, que faz parte de um ciclo de palestras em todo o interior de São Paulo, contou com a presença do pesquisador futurista Gui Rangel, palestrante que abordou o tema "O Agronegócio do Futuro".

Paulo Brasileiro, Diretor de Relações Institucionais do Grupo EP, iniciou o evento comentando sobre a importância da iniciativa dos ciclos de palestras do Agenda, que possui o objetivo de contribuir para o setor do agronegócio e levar oportunidades para a região: "A EPTV entende que enquanto um veículo de comunicação, é importante proporcionar momentos como este, onde podemos reunir atores sociais".

O palestrante Gui Rangel, nomeado pela Thinkers360 como uma das 50 vozes mais influentes na áreas de realidade virtual e aumentada e fundador da fintech Portfy, explicou que ser um futurista não é prever o futuro, mas sim construir mudanças no presente para trazer Tendências emergentes do mundo da ciência, do empreendedorismo e ajudar as pessoas se prepararem para o futuro: "O jeito que você imagina o futuro, molda suas ações no presente", disse o pesquisador.

Rangel comentou no início da palestra sobre como as tendências na área de realidade virtual estão aplicáveis à inovação no agronegócio e que a predominância dessa tecnologia e da inteligência artificial marcará em 2050 aumento de 70% da produção. "Estamos vivendo uma época de transformações exponenciais, o ritmo das transformações não é linear atualmente" e acrescenta: "As realidades emergentes e pós-emergentes coexistem, por isso o futuro possui mais de uma perspectiva, uma pessoa pode desejar carros voadores e a outra segurança alimentar", afirma o especialista.

Na palestra, Gui Rangel citou tecnologias exponenciais fundamentais para o crescimento da inovação na agricultura para uma produção baseada na sustentabilidade, como a Robótica, Impressão 3D, Engenharia Genética e Redes de Internet. O pesquisador destacou a Robótica como transformadora do campo e que traz eficiência: "Teremos tratores autônomos que monitoram a saúde do solo e comunicam à central para solicitar insumos e sementes necessários para a plantação".

O pesquisador futurista também disse dos desafios que a humanidade terá ao implementar as tecnologias na agricultura: "Tudo aquilo que é previsível será substituído pelas tecnologias, precisamos usar nossa capacidade humana para romper com o normal e criar novos paradigmas para a agricultura". Dentre as dificuldades apontadas, está o desafio da substituição da carne animal para a carne vegetal, que os laboratórios já estão trabalhando atualmente: "Contamos com iniciativas maravilhosas de empresas fazendo carne vegetal indistinguível da carne animal e criará possibilidades de novos negócios e oportunidades", disse.

Gui Rangel finalizou a palestra com destaque à importância de questionamentos para modificarmos o mundo para um futuro melhor e pensar nas próximas gerações ao implementar práticas mais sustentáveis para o agronegócio. " Chegou a hora de ser meros observadores dessa realidade o grande objetivo é que nos tornemos grandes protagonistas", afirmou o pesquisador futurista.

Autoridades presentes no evento

Gabriela Redona Chiste, presidente de Relações Institucionais da Desenvolve SP, apresentou dado de que a Instituição injetou R$ 2 bilhões na economia do estado de São Paulo desde o início da pandemia e disse que os jovens podem trabalhar em tecnologia para que o agronegócio passe para uma transformação no futuro: "O produtor rural tem trabalhado na maneira como administra sua propriedade, com tecnologia transformadora para que ganhe competitividade". Além disso, relatou que a Desenvolve SP pretende multiplicar economicamente a importância do agronegócio, com segurança alimentar e sustentabilidade.

Francisco Matturro, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e presidente da Agrishow, disse que mesmo durante a pandemia a atividade do agronegócio não parou e por isso a edição do Agrishow deste ano demonstra a modernidade e o desenvolvimento da tecnologia nesse período. "São Paulo é um estado geograficamente pequeno e possui 2º volume de produção na agricultura, damos produtividade ao mundo, por isso, acreditem neste país, neste estado", disse o Secretário.

Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto, afirmou a relevância de reconhecer o futuro assim como as limitações e que a feira Agrishow é uma forma de aprender que é preciso pessoas para criar tecnologia. "O Agenda procura levar todas as pessoas e cidadãos que conhecem a agricultura a uma forma agregadora da importância para a agricultura nacional" e acrescentou: "Esse evento é a síntese das maiores virtudes que a humanidade já teve, aqui produz alimento, oferece oportunidade, soluções em sustentabilidade e troca de experiência", disse o prefeito.

O deputado Arnaldo Jardim também esteve presente no evento Agenda Agro e falou da importância da pesquisa para a inovação na agricultura e na agropecuária e que o setor move a região de Ribeirão Preto e o país. "A Agrishow é um lugar para fazer negócio e investimento, traz impacto dos equipamentos no setor agro do futuro", afirmou.

O Agenda é um ciclo de palestras e debates já tradicional no calendário de eventos do Estado de São Paulo. É uma realização da OA Eventos, empresa do Grupo EP. O patrocínio oficial é da Desenvolve SP. O evento conta com apoio institucional da EPTV e apoio de mídia do g1 e do portal acidade on.

Assista AQUI a matéria que foi ao ar no jornal da EPTV 2ª edição







Matriz
Rua Javari, 3099, Ipiranga
Ribeirão Preto/SP - CEP 14.060-640

(16) 3601 3400
(16) 3601 3530



Filial Campinas
Rua Regina Nogueira, 120, Jardim São Gabriel, Campinas/SP - CEP 13.045-900

(19) 3776 6400
(19) 3776 6696