1º Agenda Ribeirão

1º Agenda Ribeirão

Ribeirão Preto/SP


2021-03-24T14:49:00




1º Agenda Ribeirão 


A primeira edição do Agenda Ribeirão aconteceu em 2014 na cidade de Ribeirão Preto/SP. Um evento com painéis e debates que discutiram assuntos relevantes para o desenvolvimento da cidade, como: Moradia, transporte e meio ambiente.
A abertura do evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), além disso, especialistas de várias áreas, representantes do Ministério Público (MP) e formadores de opinião estiveram presentes. 


O evento abordou os desafios e as oportunidades para Ribeirão Preto em três painéis: um por semana. O Agenda Ribeirão foi promovido pelo ACidade ON em parceria com a O.A. Eventos, pela rádio CBN e com o apoio institucional da EPTV. 


'Morar'
O primeiro debate, "Morar", discutiu as necessidades para a região central da cidade, apontando caminhos para a revitalização do Centro - incluindo as obras do calçadão, que tiveram início em 2012 e ainda não tinham sido finalizadas até o momento do evento além da preservação do patrimônio histórico. 


O seminário teve a presença de Philip Yang, fundador do Instituto de Urbanismo e de Estudos para a Metrópole (Urbem), responsável pelo projeto de revitalização do Centro da capital paulista. Compondo a mesa estiveram também: Vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), José Carlos Carvalho; O arquiteto José Antonio Lanchoti; O representante do Ministério Público, Antonio Alberto Machado; E a urbanista Regina Monteiro, idealizadora do projeto Cidade Limpa, em São Paulo. 


'Viver'
O segundo painel, "Viver", discutiu a preservação do Aquífero Guarani e de outras mananciais de água importantes para o abastecimento de Ribeirão Preto. 


Os desafios para garantir o abastecimento dos 650 mil habitantes da cidade foram apresentados pelo ecólogo José Carlos Tundisi, secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de São Carlos. Ele é especialista em gerenciamento e recuperação de ecossistemas aquáticos e atuou como consultor em 40 países para gerenciamento de recursos hídricos. 


Na mesa de debates estiveram o diretor técnico do Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp), Ivo Colichio Júnior, a promotora do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) Claudia Habib, o diretor do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (Daee), Carlos Eduardo Alencastre, e o diretor da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), Marco Artuzo. 


'Andar'
O último painel, "Andar", debateu o transporte público em Ribeirão Preto em uma discussão sobre mobilidade urbana e os desafios para reduzir o número de veículos nas ruas da cidade. 


O palestrante foi o engenheiro de tráfego Luiz Carlos Néspoli, superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Além dele, a mesa de debates contou com a presença do superintendente da Empresa de Transporte e Trânsito de Ribeirão Preto (Transerp), Willian Latuf, o promotor de cidadania, Sebastião Sérgio da Silveira, o representante do núcleo de segurança do trânsito da Universidade de São Paulo e vice-prefeito de Araraquara, Coca Ferraz, e o presidente do Consórcio Pró-Urbano, Carlos Roberto Cherulli. 


Assista AQUI entrevista da EPTV sobre a abertura do evento!



    Próximos Eventos



Tá Combinado

Tá Combinado

Concurso de Receitas On-line

Business Day 2021

Business Day 2021

Ribeirão Preto/SP - 22 de Novembro

Cultura de Todos os Cantos

Cultura de Todos os Cantos

Evento Online - 05, 06 e 07 de Março

Corrida Integração

Corrida Integração

Campinas/SP - 26 de Setembro

Outros Sons de Carnaval

Outros Sons de Carnaval

Evento Online - 18, 19 e 20 de Fevereiro

Matriz
Rua Javari, 3099, Ipiranga
Ribeirão Preto/SP - CEP 14.060-640

(16) 3601 3400
(16) 3601 3530



Filial Campinas
Rua Regina Nogueira, 120, Jardim São Gabriel, Campinas/SP - CEP 13.045-900

(19) 3776 6400
(19) 3776 6696