Híbrido Etanol

Híbrido Etanol: O Motor do Futuro

São Carlos, 06 de abril


2022-04-05T09:04:00




O evento "Híbrido Etanol: O Motor do Futuro - Uma agenda de desenvolvimento, emprego e sustentabilidade" será realizado no dia 6 de abril, uma quarta-feira, a partir das 14 horas, em São Carlos.  
 
Trata-se de um encontro voltado para as discussões em torno de uma nova fonte de energia limpa para automóveis. O evento presencial será restrito a convidados, mas transmitido ao vivo pelo Grupo EP por meio do site motordofuturo.com.br, com compartilhamento nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

Participarão pesquisadores, membros de universidades, representantes das entidades dos trabalhadores, direção da Volkswagen e da Toyota (duas das maiores indústrias automobilísticas do mundo), além de representantes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e outras instituições.

A programação será dividida em dois painéis. No Painel 1, com o tema "Rotas tecnológicas para a mobilidade sustentável", participarão o professor universitário Wanderlei Marinho da Silva; Pablo Di Si, da Volkswagen; e Roberto Braun, da Toyota, com mediação de Eduardo Leão, da UNICA. O início está previsto para 14h10.

Já às 15h10, o Painel 2, que abordará "O marco legal para o motor do futuro", contará com a presença de Margarete Gandini, do Ministério da Economia; Evandro Gussi, da UNICA; e Wellington Damasceno, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A mediação fica por conta de Rodrigo Marques, do CEMPEQC.

Híbrido etanol

O Brasil, que há décadas já utiliza o etanol como combustível limpo, é classificado como a primeira economia sustentável com base em biocombustíveis do mundo e seu etanol de cana-de-açúcar é considerado o combustível alternativo mais bem sucedido até o momento. Entretanto, a indústria automobilística global passa atualmente por uma de suas maiores reinvenções e caminha para um futuro dominado pelo carro elétrico. A novidade, que norteará o encontro, é o desenvolvimento de veículos híbridos elétricos com propulsor a combustão flex ou movido exclusivamente a etanol.

A ideia envolve um sistema que transforma o etanol em hidrogênio para alimentar a bateria elétrica. Assim, esses veículos não teriam a necessidade de serem carregados na tomada e teriam a vantagem de ter uma pegada de carbono menor do que a dos veículos somente elétricos, desde a fabricação até o descarte, o que seria de extrema relevância no atual momento em que a preocupação com o meio ambiente é uma das prioridades exigidas pelo mercado.

Sobre o evento

O evento "Híbrido Etanol: o Motor do Futuro" é organizado pela Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (FEM-CUT/SP), União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e pelo Centro Multidisciplinar de Pesquisa em Combustíveis, Biocombustíveis, Petróleo e Derivados (CEMPQC).

O painel também conta com apoio da Prefeitura de Araraquara, das montadoras Volkswagen e Toyota e do CEAR, e tem como apoiadores de mídia a EPTV, os portais de notícias g1 e acidade on e a rádio CBN São Carlos.

A produção é da O.A. Eventos, empresa do Grupo EP.



Matriz
Rua Javari, 3099, Ipiranga
Ribeirão Preto/SP - CEP 14.060-640

(16) 3601 3400
(16) 3601 3530



Filial Campinas
Rua Regina Nogueira, 120, Jardim São Gabriel, Campinas/SP - CEP 13.045-900

(19) 3776 6400
(19) 3776 6696